No ano de 2014 fui membro do site Suicide Girls, trata-se de uma rede social, como um Facebook, mas com a diferença de ser uma comunidade de modelos alternativas e seus fãs. Por modelos alternativas entende-se todo o tipo de beleza feminina que não se enquadra nos padrões convencionais impostos pela cultura da moda. Uma beleza underground, marcada por muitas tatuagens, piercings, cabelos com cortes e cores variados, todo um estilo visual que remete ao punk e ao gótico. Claro que nem todas seguem esses padrões marginalizados, muitas se enquadram em um tipo de beleza que hoje já é bem mais aceito, mais comum, mas há 20 anos atrás elas seriam facilmente rotuladas com estranhas, esquisitas, loucas…

Sempre tive uma fascinação por essa cultura alternativa e sempre enxerguei beleza do diferente, no estranho, então estar lá no site, como um fã, foi uma boa forma de encontrar inspiração.

O contato que tive com algumas modelos, a maioria chilenas, outras de Portugal, Canadá e França, rendeu meus primeiros retratos com aquarela e muitos novos seguidores nas minhas redes sociais, pois elas ajudavam a divulgar meu trabalho. Além do carinho nos fóruns, houvem também algumas correspondências com fotos autografadas.

Aqui neste site, com a tag Suicide Girls, vou divulgar os retratos que pintei.


Amelieweed, reprodução em aquarela de uma das fotos do ensaio da modelo, em canson A3. 2022.

Arte pra seguidora da outra rede. Comecei no ano passado, mas aconteceu de ficar sem óculos e esperei as lentes novas finalmente ficarem prontas e também, esperei pela minha nova luminária, agora com uma lupa! Mesmo assim, ainda é difícil fazer pequenos detalhes. Desenhos em A3 se tornaram pequenos para meus olhos e minhas trêmulas mãos…

🙁